terça-feira, maio 10, 2005

Obra feita 1

A arquitectura dá-me muito pouco prazer. Todo o processo criativo, e de desenvolvimento do trabalho está repleto de angústias, depressões e incertezas. Os clientes, os construtores, os pedreiros que não acertam com as juntas. Não há projectos perfeitos, que sejam a materialização exacta dos nossos desejos.
Porém meus amigos, como numa gravidez, tudo acaba em bem. Com mais cabelo ou com menos cabelo, com orelhas de abano ou mesmo sem orelhas, o nosso filho é sempre o nosso filho. Todo o sofrimento converge num momento orgásmico, que é o do nascimento, no caso da arquitectura, de ver a obra feita. Só por isso vale a pena.

2 Comments:

Blogger Zé Maria said...

Leio regularmente vários blogs de arquitectos ou estudantes de arquitectura. A razão porque lá fui parar tem sempre a ver com o grande interesse que tenho nessa área. Só não sou arquitecto porque descobri essa paixão demasiado tarde (talvez não tivesse sido, de qualquer forma por não ter capacidade, mas isso é outra questão). Por isso custa-me ler este tipo de queixas em relação à profissão que eu gostaria de ter tido e não tenho. Digo-te (embora não te conheça) que falas de barriga cheia :-)

Se te servir de consolo, acho que se sente o mesmo em todas as profissões. Pensa que podias ser outra coisa qualquer em vez de arquitecto e vais ver que te desaparecem as angústias.

ZM

1:46 da tarde  
Blogger TE said...

São angústias saudáveis..

3:58 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home